sábado, 23 de agosto de 2014

ABUTILON MEGAPATAMICUM

CLIC NA FOTO PARA AMPLIAR
 
 

Lanterna-japonesa - Abutilon megapotamicum

A Lanterna-japonesa (Abutilon megapotamicum) é um arbusto da família Malvaceae, também conhecida como Sininho, Lanterna-chinesa, Chapéu-de-cardeal e Lanterninha-japonesa.

Características

A Lanterna-japonesa é um arbusto de textura semi-lenhosa, de ramagem ramificada e escandente, que pode alcançar de 2 a 3 metros de altura quando conduzido sobre um suporte adequado. Apresenta folhas cordiformes, alongadas e verdes, com margens serrilhadas.
As flores têm um formato peculiar, são popularmente comparadas a sinos, lanternas-japonesa e balões. Elas apresentam cálice vermelho, pétalas amarelas, e são pendentes. Ocorrem variedades de flores róseas e alaranjadas também, resultantes de hibridizações, assim como plantas de folhas variegadas de amarelo.
Sua utilização paisagística é ampla, podendo ser plantado isolado ou em grupos, maciços ou renques. Adapta-se ao plantio em vasos, e principalmente em cestas suspensas evidenciando as flores pendentes. Também pode ser conduzido como trepadeira, através de amarrios, sobre suportes adequados, como treliças e cercas. Suas flores produzem néctar e são atrativas para beija-flores, abelhas e borboletas.

Época de frutificação e florada

A floração pode se estender durante todo o ano de forma esparsa, mas é mais intensa na primavera e verão.

Cultivo

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Aprecia o clima ameno, podendo ser cultivado em regiões subtropicais, mediterrâneas ou tropicais de altitude. Para obter uma folhagem mais compacta e conduzir a forma da planta, podemos realizar podas anuais. Adubações semestrais estimulam intensas florações. Multiplica-se por estaquia.

Aves mais atraídas pela planta

Beija-flores, cambacicas entre outros…

Ocorrência natural

Natural do Brasil.

Referências

Nenhum comentário: